O Sermão que Venceu a Morte
A íntegra da carta deixada pelo Rev. Willes Banks Leite, lida em seu próprio funeral.
Contexto Histórico: A Mensagem para a Eternidade
O funeral do Reverendo Willes Banks Leite, em dezembro de 1996, foi marcado por um acontecimento de profundo significado espiritual: o seu sermão póstumo. Anos antes, sentindo o chamado do Senhor, Willes redigiu uma carta com a instrução de que fosse lida no momento de seu sepultamento, na Igreja Presbiteriana de Juquiá , para o povo que tanto amou.
O sermão é uma poderosa exortação à santidade, à obra missionária e, acima de tudo, à certeza da salvação através de Cristo. Ele desejou que seu último ato na Terra fosse um ato de evangelismo, transformando a dor da partida em uma celebração da vida eterna. A mensagem é um testemunho eloquente de sua fé e serve como um apelo final e consolador para todos os que o ouviam.
A Carta-Sermão (21 de Janeiro de 1993)
Juquiá, 21 de janeiro de 1993.
Apoc. 14:13 e Salmo 116:15.Queridos irmãos em Cristo, meus diletos irmãos da família Banks, minha querida esposa Victória, meus queridos filhos, genro, noras, colegas que aqui estão presentes.
Graças a Deus, chegou o grande e esperado dia, de partir deste mundo e estar com Deus, e com todos os salvos em Cristo, que aqui já se encontram.
Ninguém pode duvidar da minha morte, pois aqui estou neste esquife, à espera de ir para a minha catacumba que já está há muito preparada para este glorioso dia; para mim, o mais Feliz, porque agora já estou na Pátria Celeste, da qual sempre falei a todos vocês aqui na Terra.
Dou mil graças a Deus por ter enviado o seu Filho amado para nos salvar, e segundo as Escrituras Sagradas, me tornou seu filho por Jesus o qual eu aceitei como o meu Salvador e por isto, agora estou na casa do meu Pai, fiz o que sempre disse aí na Terra, beijar os pés do meu amado Jesus, e agradecer o seu grande sacrifício para me salvar.
Meu querido irmão em Cristo, como é bom ser fiel em tudo que a Palavra de Deus nos manda. Santificai-vos, porque escrito está, I Ped 1:16 e ITês 4:3 e 7, e assim está cheia a Bíblia, falando a respeito da nossa Santificação, para que não aconteça, o que diz em Mt 7:21-23, portanto irmãos, vidas perfeitas como Jesus falou, Mt. 5:48. Outra coisa importante é juntar tesouros nos céus e não na Terra, Mat. 6:19-21; e quantos estão apenas ajuntando tesouros aqui na Terra e não no céu? Levantai-vos irmãos, aplicai os vossos talentos que Deus tem lhes dado, apliquem tudo em angariar almas para o reino de Deus, e como nos diz a Bíblia, ajudem os que precisam de nosso auxílio, sejam úteis aqui na Terra e terão o seu galardão no céu.
Amem as missões e os missionários, porque através deles é que nós recebemos o Santo Evangelho, e ainda é através deles que os nossos caboclos nos mais longínquos sertões e os nossos índios e os demais povos por esse mundo afora, estão ouvindo o Evangelho: amem esse povo e ajudem-nos, com coração e recursos.
E, como último recado, eu quero dizer a vocês, estejam preparados para o arrebatamento da igreja, porque está muito mais perto do que pensamos, e feliz o que está esperando, Lucas 12:37 e, por último, façam boas obras, não para se salvar, porque as boas obras não salvam ninguém, mas elas são frutos da nossa Salvação (Gal 6:10 e Tiago 1:27). É por isto que temos que ser aqui na Terra.
A presença de vocês, meus amigos, é um conforto para a minha família, e eu agradeço muito a vocês, mas quero fazer-vos um pedido, é o último nesta oportunidade que estou tendo, aceite a Jesus como seu único Salvador; pois sem Ele jamais entrará no Paraíso de Deus; quem sabe você me ouviu falar aqui em ofício fúnebre, ou no cemitério, que todos nós devemos estar preparados, isto porque a qualquer momento Ele pode nos chamar (como a mim agora) e se você não aceitou Jesus como o seu Salvador jamais você pode entrar nos céus, "porque Ele é o caminho, a verdade e a vida". Jo. 14:6. Portanto, sem Ele, você não se salva mesmo, mas com Ele, você encontra a Salvação, como eu.
Agora vou falar-vos alguma coisa daqui do céu que aprendi na Terra enquanto estava vivo, através da Bíblia Sagrada. Jesus Cristo é o homem mais lindo do céu, seus olhos são meigos e firmes, inspira confiança, a sua palavra é mansa e amável. Ele é bondoso. É o verdadeiro irmão que nos espera com muita alegria e de braços abertos para nos abraçar. Eu fiz o que sempre falei, beijei os pés de Jesus, agradeci o grande sacrifício que Ele fez para me Salvar, os anjos são magníficos e em grandes multidões.
A cidade que é morada de Deus é aquela que nos fala em Apocalipse 21, e no verso 9 do capítulo 22. Ela, na nossa medida humana, tem 2.400 quilômetros de comprimento e o mesmo de largura. A cidade é de ouro puríssimo, o muro é jaspe, o fundamento é cravejado de pedras preciosas e as portas são pérolas, tudo isto aqui, comparado com o mesmo material da terra, estes seriam foscos e sem brilho algum - em relação com os daqui.
Aqui nós entendemos tudo, isto porque agora somos perfeitos como Deus. Mat 5:48, aqui tudo é perfeitíssimo, o céu é lindo, lindo, lindo mesmo, e por isso Jesus chama de loucos os que não aceitam a Salvação, Luc. 12:16-21, aqui aceitamos tudo com muita capacidade e entendemos perfeitamente tudo, porque somos, mas se me fosse dada a oportunidade de ir aí falar destas coisas, eu seria chamado de louco, II Cor 12:1-4; agora eu posso falar a vocês "Eu estou aqui no Céu", porque aceitei a Cristo como o meu Salvador.
Meu amigo, creio que se me fora dada a oportunidade de ver o inferno (como Lázaro, em Lucas 16. 23-26), veríamos e ouviríamos fogo de enxofre - Marcos 9:43-48, e o grito incessante por água, água, Lucas 16:24 mas, como existe um grande abismo, nada podemos fazer.
Mas, como me é dada a oportunidade de falar nesta ocasião, como a última súplica neste dia, eu peço por amor de Deus que aceite agora mesmo a Jesus Cristo como o seu Salvador, nestas mensagens que você está ouvindo através dos servos de Deus, para não ir parar nesse lugar de tormentos de que Jesus fala, mas sim para o Paraíso que é o Céu, onde eu estou agora.
Meu amigo, vá à Cruz de Cristo, para você sentir que você é um grande pecador e que está condenado (como confessou o ladrão que estava ao lado d'Ele) mas que ouviu de Jesus a mensagem mais linda da vida. "Em verdade vos digo que hoje estarás comigo no Paraíso, Luc. 23:40-43. Você também pode ouvir essa mensagem, e aceitá-lo como o seu Salvador e estar aqui no Céu, como eu posso garantir a vocês que já estou, Louvado Seja Deus. Efésios 2:8-10. E aqui fica o meu último adeus a vocês todos. Aqui estou ansioso para vê-los entrar por esta porta que é Jesus, João 10:9.
Eu estou escrevendo esta mensagem aqui na Terra, em meu escritório, mas, com a plena convicção, absoluta, eu estou aqui no Céu.
Portanto, peço que agora seja projetado na parede o meu hino que pedi ao presbítero Saulo de Oliveira que faça transformar-se no hino n° 592 dos Salmos e Hinos, para esta letra, que agora vocês vão cantar "Na linda Pátria estou", este foi escrito mais ou menos, no ano de 1986.
Aos meus caros colegas aqui presentes, o meu grande abraço e continuem firmes no trabalho. ICor 15:58 até nos encontrarmos aqui.
Willes Banks Leite
*Nota: Este é um texto transcrito do documento histórico, mantendo a grafia original, e lido no funeral do Rev. Willes Banks Leite em dezembro de 1996. Foi extraído e referenciado no livro "Banks Ainda Hoje" (Autor: Caleb Soares).